terça-feira, 22 de novembro de 2011

GATTACA – A EXPERIÊNCIA GENÉTICA

            GATTACA faz alusão ao código genético, formado a partir das bases nitrogenadas de DNA: guanina, adenina, timina e citosina. O filme se desenvolve em uma sociedade futurista que onde o avanço científico está tão avançado que virou obsessão. Tratando de eugenia e sequenciamento genético, o filme aborda questões relacionadas a bioinformática, genética, biotecnologia, hematologia, urinálise, bioética e criminalística.
            No filme, adultos recorrem a manipulação genética para que seus filhos nasçam “melhorados geneticamente”, excluindo a possibilidade de doenças e possíveis defeitos que poderiam ser herdados dos pais. 
            As pessoas que foram geradas através desse processo seriam rotuladas de válidas, e os concebidos biologicamente eram consideradas inválidas e filhos do acaso. Às pessoas “válidas” eram oferecidos os melhores empregos e melhores condições de vida, às pessoas “inválidas” só restavam empregos submissos e algumas vezes, humilhantes.
            Vicent Anton Freeman (Ethan Hawke) era um inválido que vivia competindo com seu irmão válido. Vicent tinha o emprego de faxineiro, mas sonhava em ser astronauta, sonho que só se tornaria realidade se ele fosse um “válido” devido as oportunidades que receberia. Para alcançar tal sonho, Vicent aceitou a proposta de Jerome Eugene Morrow (...), um nadador válido, com vários prêmios e reconhecimento, mas que havia ficado paraplégico em decorrência de um acidente de carro. A proposta feita foi Vicente que deveria fingir que era Jerome para conquistar seu sonho de ser astronauta, mesmo que para isso ele tivesse que enganar todo o sistema.
            Para conseguir burlar o sistema. Vicent se submeteu a inúmeros artifícios tecnológicos, tais como: lentes de contato, ortocirurgia , impressões digitais com bolsas com gotas de sangue de Jerome, alem de utilização de urina e fios de cabelo.
            Vicent consegue um lugar de destaque na empresa, porém depois de um assassinato, sua verdadeira identidade é revelada, sem que os outros saibam que ele era o “inválido” suspeito de assassinato.
            O filme transmite uma mensagem interessante sobre a vida e o que podemos fazer dela. Trata de um assunto polêmico: manipulação genética através da biotecnologia, levando em consideração a bioética que foi deixada de lado com a questão da eugenia, e também com o protagonista e seu “comparsa” Jerome.
            Consegue passar uma bonita lição de vida, mostra que a força de vontade e determinação são mais úteis para vencer obstáculos do que vantagens físicas ou biológicas.


Identificação

ñ  Direção: Andrew Niccol

ñ  Atores principais: Ethan Hawke (Vicent Anton Freeman); Uma Thuman (Irene Cassini); Jude Law (Jerome Eugene Morrow)

ñ  Columbia Pictures / Sony Enterteinment Pictures, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário